21 C
pt-BR
BRB

Aprenda como usar lixeiras seletivas

Divididos em cores, produtos possibilitam a destinação correta de materiais

Os números são alarmantes: em 2015, quase metade das 240 mil toneladas de lixo produzidas por dia no Brasil foi destinada a lixões, o que significa altos índices de poluição – segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Para minimizar o impacto do lixo no meio ambiente e melhor aproveitar os resíduos, é importante realizar a coleta seletiva.

Essa simples atitude permite a separação de diferentes tipos de lixos e, dessa forma, a reciclagem e a correta destinação desses materiais. Isso se traduz em menos poluição nos rios e nos solos brasileiros, além da geração de renda para inúmeras famílias. Para viabilizar essa empreitada, lance mão das lixeiras seletivas e torne mais fácil a separação de lixo.

Cada lixeira seletiva possui uma cor diferente, indicada para o descarte de materiais distintos. Confira:
- Vermelho: plástico;
- Azul: papel;
- Verde: vidro;
- Amarelo: metal;
- Marrom: lixo orgânico.
Encontre aqui o produto certo

As lixeiras possuem diferentes capacidades – que variam entre 15 e 63 litros. Escolha entre o material de plástico, de aço ou de inox.

Como funciona a coleta seletiva

Você já pensou em fazer participar da coleta seletiva? Trata-se da separação e do recolhimento de resíduos, seja por pessoas ou por empresa, para que os materiais possam ser reciclados. Se seu bairro não conta com esse serviço, que é realizado por um caminhão, você pode procurar postos de coleta para depositar o material.

Informe-se sobre iniciativas em seu prédio ou bairro que visam recolher os materiais recicláveis para comercialização – e, dessa forma, ajude também diversas famílias que vivem da reciclagem. O importante é você se engajar no assunto e fazer a sua parte para garantir a preservação do meio ambiente.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário

Comper