21 C
pt-BR
BRB

Síndicos devem ficar atentos a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE em seus condomínios

Assosindicos, Abraasp, INCC e demais entidades representantes de síndicos e condomínios do DF apoiam recenseadores do IBGE na coleta de dados do Censo Demográfico 2022

Censo IBGE 2022 - Assosindicos DF

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) formalizou por meio de ofício encaminhado a presidência da Assosindicos DF pedido de apoio das entidades representativas de síndicos no Distrito Federal. A realização da coleta de dados da pesquisa está programada para o dia 1º de agosto deste ano. 

Por meio de reunião virtual, o Presidente da Assosindicos DF Emerson Tormann recebeu orientações do coordenador Marcelo Nunes de como o IBGE irá visitar os todos os domicílios de condomínios do DF.  Michella Reis, que é responsável pela divulgação, compartilhou material informativo direcionado aos síndicos.


Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país. Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Desta forma, as entidades pedem a colaboração dos representantes condominiais do DF para que orientem porteiros, agentes de portaria, seguranças, zeladores e demais responsáveis pelo acesso ao condomínio auxiliando os recenseadores na coleta de dados. Além de divulgar todas as informações sobre esta ação a todos os moradores do condomínio.

Qual a responsabilidade do síndico no processo?

Para fins de organização da coleta junto aos condomínios é fundamental que o IBGE possa identificar os síndicos do Distrito Federal. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por ser uma instituição de pesquisa oficial do país, possui lei própria sobre o sigilo estatístico das informações prestados a nós (Lei n° 5.534 de 14 de novembro de 1968).

O síndico deve facilitar o acesso do coordenador e se inteirar dos processos para ajudar  e orientar os colaboradores do condomínio na condução desta atividade. No entanto, não há necessidade de autorizar pessoalmente a entrada de recenseadores, muito menos de fiscalizar a atividade. Principalmente aqueles colaboradores que controlam entradas e saídas de pessoas permitindo contato entre recenseadores e moradores.

Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181. 

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE seguirão protocolos sanitários de segurança contra a covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.

Material do divulgação e apoio aos síndicos

Abaixo estão as peças publicitárias disponíveis para download. São vídeos, posts e informativos em pdf que podem ser impressos e distribuídos nos murais e caixas de correspondência dos moradores. Ou no formato digital para serem compartilhados nos aplicativos de mensagens e redes sociais. Clique aqui para baixar todo o material.









Apresentação

Assista abaixo a apresentação de Michella Reis realizada durante o Curso de Formação de Síndicos e entenda como o IBGE irá visitar seu condomínio. Tire suas dúvidas e entenda os detalhes das medidas de segurança que devem ser adotadas pelos síndicos, como identificar os recenseadores e muito mais.



Apresentação em seu condomínio

Caso os síndicos queiram participar ainda mais do Censo 2022 junto com a Assosindicos e o IBGE, o síndico pode voluntariamente solicitar uma apresentação aos seus moradores por meio do formulário de inscrição preenchendo com os dados do seu condomínio. Desta forma você apresena esta ação aos condôminos e ajuda o IBGE na coleta de dados do Censo 2022. Vá em https://forms.gle/tiNZzjN7tS3BXNSd7 e preencha as informações.

Com informações da ASCOM Assosindicos DF
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes
Emerson Tormann
Emerson Tormann Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Comper