INCC
0
Secretaria de Habitação inicia a execução de trabalho técnico social em condomínios habitacionais
A Sehis realizará acompanhamento de cidadãos que moram em condomínios contemplados com as reformas do Programa Habita +
O governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), deu início a uma importante iniciativa com a execução de trabalho técnico social nos condomínios habitacionais contemplados pelas reformas do Programa Habita+.
Firmado em parceria com o Instituto Qualivida, o projeto vai além das intervenções físicas, promovendo ações sociais que beneficiam cerca de 22 mil moradores de 19 condomínios.
A proposta inclui o acompanhamento dos cidadãos em todas as etapas das reformas, desde o diagnóstico do perfil dos moradores até a promoção de ações informativas sobre conservação patrimonial, educação ambiental e geração de renda. O objetivo é fortalecer a convivência comunitária e articular a rede de serviços públicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o acesso a direitos essenciais.
Para Paulo Melo, presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes (INCC), a iniciativa é um exemplo a ser seguido. “Essa iniciativa demonstra um compromisso exemplar com a qualidade de vida dos moradores de condomínios habitacionais. O trabalho técnico social é um grande avanço, pois não se limita às reformas estruturais, mas também foca no fortalecimento da convivência comunitária, na educação ambiental e na capacitação dos cidadãos. É uma abordagem integrada que inspira outros estados a seguirem o mesmo caminho. No INCC, acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão social e a sustentabilidade nos condomínios brasileiros”, destacou.
O Programa Habita+ foi criado para combater o déficit habitacional, proporcionar moradia digna e recuperar condomínios de interesse social que foram entregues há mais de 10 anos, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Segundo o secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, o projeto marca um momento histórico para a habitação no Rio de Janeiro e para a promoção de cidadania entre os moradores.
Fotos: Uanderson Fernandes .
Tags
INCC