“Paulo Roque é do meu partido, o partido da educação“ afirmou o ex- ministro da Educação Cristovam Buarque
Em vídeo gravado, espontaneamente, Cristovam Buarque declara apoio ao candidato a deputado federal pelo Novo, Paulo Roque
A declaração de apoio e voto em Paulo Roque foi acompanhada de reconhecimento do preparo do candidato a deputado federal para o exercício do cargo.
Cristovam Buarque afirma que crê” que o Distrito Federal terá um excelente deputado se eleger Paulo Roque”. Em seguida, o ex- governador do DF apontou os atributos que, na sua opinião, tornam Paulo Roque pronto para empunhar a bandeira da educação: “Sua formação , sua luta para chegar onde ele chegou, seus compromissos por um DF melhor e, sobretudo, por uma educação melhor para as crianças brasileiras”, declarou o ex-senador.
O ex- ministro , que sempre defendeu a educação, ressaltou que Paulo Roque não só quer zelar pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação que está em vigor, como quer avançar até que o Brasil tenha um sistema nacional de educação.
O ex-governador pontuou, também, que a criação de um sistema nacional fará “ com que a educação de uma criança não dependa do salário, da renda da família e nem do endereço onde ela more; dependa apenas do talento (da criança) para construir um Brasil melhor, mais justo e democrático” .
Ao encerrar o vídeo, Cristovam Buarque voltou a declarar : “ Paulo Roque é do meu partido, o partido da educação”.
O candidato a deputado federal pelo Novo recebeu o apoio com muito respeito à admirável e histórica luta do ex-governador no campo da educação. Para Paulo Roque, Cristovam foi o primeiro a tratar o tema como pauta prioritária para o país.
Entre as propostas de Paulo Roque na Câmara Federal está a fiscalização da execução do Plano Nacional de Educação.
Em sua campanha, ele tem cobrado a adoção do ensino integral e a criação de creches, propostas já aprovadas, mas que ainda não foram transformadas em ações na maioria dos estados e municípios. “ O PNE não está sendo cumprido com efetividade. Onde estão as creches? E as escolas de ensino integral? O Estado não existe para si mesmo, mas para o cidadão. Precisamos estar conectados com a dor do cidadão para resolver os problemas que os aflige”, afirma o candidato a deputado federal.
Exemplo da Coréia
Paulo Roque ressalta, ainda em sua campanha, que a pauta da educação está entre aquelas de real interesse da sociedade. Cita, como exemplo, o caso da capitalista Coréia do Sul que se transformou em uma potência tecnológica ao apostar na educação. “O salto que a Coréia deu foi impressionante . E a base de tudo foi à educação”.
A Coreia do Sul é um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com melhor desempenho em leitura, matemática e ciências. O país possui uma das forças de trabalho com maior escolaridade do mundo entre os países da OCDE e é conhecido por sua obsessão com a educação, que passou a ser chamada de "febre da educação".